INSTITUCIONAL

O empreendimento que veio a se tornar o GTFoods Group (detentor da Canção Alimentos), surgiu em 1992, ainda como Frangos Canção apeas,  graças à iniciativa dos empreendedores Rogério W. Martini Gonçalves e Ciliomar Tortola, que já atuavam com frangos de corte e aviários. Com o crescimento da economia e a expansão do negócio, optaram pela criação de forma integrada.

A partir daí, a Frangos Canção ampliou sua área de atuação adquirindo as antigas instalações do Abatedouro Maringá. A ousadia dos empreendedores apresentou grandes resultados. Após a compra da empresa, conseguiram ampliar em 1000% o volume de produção, saltando de 1.000 para 10.000 cabeças abatidas/dia.

Ano após ano a empresa cresceu, alcançando o Brasil e o mundo. Atualmente, o grupo exporta para mais de 100 países, possui 26 unidades e continua expandindo com qualidade. Dez unidades seguem uma estratégia de descentralização, localizadas em diferentes estados do país. Em 2009 foi adquirida a empresa Gold Frango em Terra Boa -PR, frigorífico que tinha a produtividade de 500.000 aves/mês. Hoje, chega a 1.350.945 aves/mês. Em 2011 a empresa fez uma nova aquisição: a Mister Frango de Paranavaí-PR, com abate de 130.000 aves/dia.

Seu carro chefe, a carne de frango, tem cadeia de produção verticalizada, o que garante ao grupo domínio do negócio e competitividade no mercado.

Com a base fortalecida, a empresa passou a diversificar seu portfólio de produtos com venda de batatas congeladas, vegetais congelados, pescados e embutidos. Todo esse movimento de crescimento, aquisições de empresas e diversificação de produtos, levou a Frangos Canção a criar um grupo em dezembro de 2011, o GTFoods Group. Assim, as marcas foram unidas em torno de uma mesma identidade, abrindo caminho para novas etapas de crescimento e conquistas.

GTFoods Group está hoje entre os 10 maiores exportadores de carne de frango no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O objetivo do grupo é estar entre as três maiores empresas do setor de aves do Brasil até 2020, com forte atuação internacional.

O Grupo fechou o ano de 2014 com faturamento bruto de R$ 1,4 bilhão ante R$ 1,2 bilhão registrado em 2013. Os investimentos ditam o ritmo de crescimento da empresa, que, nesses primeiros meses do ano, concluiu a aquisição de dois novos negócios no ramo alimentício: a Fresh Foods, especializada em pratos prontos, e a Lorenz, que atua no comércio de condimentos, conservas, achocolatados, entre outros. A indústria também adquiriu 50% da Chef Foods, fábrica de pão de queijo e produtos congelados. Criado em 2011, o Grupo GTFoods também detém as marcas Canção Alimentos, Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves.

“Estamos em um momento de franco crescimento. O objetivo é tornar o grupo cada vez mais sólido e, para atingir essa meta, precisamos estabelecer um elo de confiança entre nossos colaboradores e com o próprio mercado”, avalia o diretor administrativo do GTFoods, Rogério Gonçalves. Um dos objetivos de curto prazo é superar a marca de 800 aves abatidas por dia em cada unidade, o que resultaria em 3.200 aves/dia no somatório das unidades. Atualmente, o abate está em torno de 700 aves/dia, o que gera 2620 toneladas de farinha de penas e óleo de víceras (subprodutos) por mês.

Na produção avícola a empresa verticaliza a cadeia produtiva desde as matrizes de recria e produção, até a distribuição do produto acabado. Em termos práticos, isso permite à empresa ter um nível ótimo de controle sobre a qualidade dos produtos e subprodutos.

A cadeia produtiva é composta por 3 fábricas de ração e 2 de farinha e óleo, 5 unidades de matrizes de recria e 11 de matrizes de produção, além de 1 incubatório e 4 abatedouros. Nesse ramo, muitas etapas do processo (como corte e revisão de produtos) são executadas manualmente. Assim, o Grupo conta com mais de 9.000 colaboradores no total.